segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como escolher de qual vendedor comprar no Mercado Livre


Você está querendo comprar um produto no Mercado Livre mas está com medo? Não tem certeza sobre a reputação do vendedor? Tem medo do produto se quebrar durante o transporte? Não sabe se o produto é original? Garanto que este conteúdo poderá ser muito útil em sua decisão de concretizar a compra!

Tenho 4 anos de experiência de compras e vendas no Mercado Livre e na empresa que estou prestando consultoria atualmente chegamos a Mercado Líder(selo por ótima reputação no site). Posso dizer com segurança que se você seguir os passos a seguir não terá problemas com sua compra, ou se tiver não entrará em pânico pois saberá como resolver facilmente qualquer mal entendido. 

Pontos que considero quando vou comprar algo pelo ML:

Reputação do vendedor 


Selo Mercado Líder
Vamos partir  do seguinte princípio: o vendedor não precisa ter selo Mercado Líder para ser de confiança. Os requisitos para ganhar o selo de Mercado Líder e principalmente para manter esse selo são muito dinâmicos e por pouca coisa o vendedor já perde o selo. Muitas vezes de forma bem injusta eu diria. Tomemos como exemplo uma qualificação negativa que o vendedor levou porque os Correios atrasaram em 1 dia a entrega do produto. Ora, se o vendedor postou o produto no tempo combinado e os Correios por algum motivo atrasaram a entrega, de forma alguma isso deveria ficar marcado na reputação do vendedor. E isso influencia diretamente na reputação do vendedor junto ao Mercado Livre, que não quer saber o motivo de uma reclamação ou qualificação negativa e simplesmente "toma decisões" olhando números. Claro que o vendedor é o "porto seguro" do comprador, devendo fornecer instruções e informações sobre o produto e a compra, mas esse já é um outro assunto(atendimento pós venda) que não irei tratar neste conteúdo.
Para ganhar o selo o vendedor tem que ter um mínimo em vendas concretizadas por mês e o valor dessas vendas define que categoria ele se enquadra: Mercado Líder Normal, Mercado Líder Gold ou Mercado Líder Platinum. O que mais interfere sobre isso é o valor dos produtos ofertados. Por exemplo, um vendedor que vende moda íntima dificilmente chegará a ser Mercado Líder Platinum, mesmo que efetue muitas vendas mensais e tenha qualificações positivas. Por outro lado, um bom vendedor de eletrônicos pode chegar a ser Mercado Líder Platinum com menos dificuldade pois em algumas vendas já alcança o mínimo para tal selo. O algoritmo do ML que elege o vendedor leva em consideração também fatores como: tempo de resposta em perguntas, reclamações abertas, tempo de cadastro, etc. Sem contar normas fiscais, que são obrigatórias para ter qualquer selo de Mercado Líder.
Concluímos então que o selo de Mercado Líder é relativo. Pode sim interferir em uma decisão de compra mas não é o mais importante a ser analisado.

Tempo de venda no Mercado Livre
Quanto maior for o tempo em que o vendedor está no Mercado Livre mais sério ele poderá ser, pois já está esse tempo todo seguindo as diretrizes do Mercado Livre sem ser banido.

Quantidade de vendas concretizadas
Seguindo a mesma lógica, quanto mais melhor! Se o vendedor tiver várias vendas concretizadas quer dizer que não houveram devoluções e cancelamentos provenientes de mal atendimento ou produtos que não correspondam ao que foi anunciado.

Recomendações dos compradores por aquele produto/vendedor
Por vezes o vendedor é honesto e tem ótimas vendas e qualificações positivas, porém aquele produto específico é ruim por algum motivo. Seja por falta de fornecedor de qualidade, ou falta de conhecimento do vendedor ao oferecer o produto, etc.

Vale conferir se além de boas vendas daquele produto, tem qualificações positivas direcionadas para o mesmo. O vendedor pode ter inúmeras qualificações positivas de um produto A, enquanto o produto B não tem nenhuma. Essas pessoas fizeram questão de, ao chegar o produto, ir até o Mercado Livre e dar o depoimento sobre a experiência de compra com esse vendedor. 

MercadoPago e MercadoEnvios


Primeiramente alguns conceitos... MercadoEnvios é uma parceria do Mercado Livre com os Correios com seguro incluso, gerando uma etiqueta de envio automaticamente na concretização da compra feita com MercadoPago, que é a carteira de pagamento do Mercado Livre e aceita cartões de crédito, boleto bancário e também dinheiro em conta - proveniente de vendas que você possa ter feito dentro da ferramenta ou dinheiro devolvido por compras canceladas por boleto já pago.
Alguns vendedores oferecem 'Retirar em mãos' o produto, o que pode ser viável. Se a retirada for ser feita em uma loja física fique tranquilo, mas cuidado ao marcar em algum outro local. Recomendo lugares públicos para esse tipo de ocasião.

Se o vendedor oferece as duas integrações mencionadas a sua compra está garantida. Isso não quer dizer que você não irá ter dor de cabeça, mas se isso ocorrer você estará amparado pelo programa de proteção a compradores. Saiba que na última das hipóteses, se você abrir uma reclamação junto à compra o dinheiro fica retido automaticamente pelo MercadoPago até a situação ser resolvida. Durante a reclamação alguma das partes pode pedir mediação do Mercado Livre, que analisará o caso e entrará em contato com as partes para resolução do problema.
CUIDADO: Não abra reclamação à toa! Depois de uma reclamação encerrada não pode ser reaberta para a mesma compra. As vezes o comprador abre uma reclamação só pra tirar uma dúvida sobre a cor do produto por exemplo(dúvidas podem ser tiradas no campo de perguntas ou por email após a compra) e ai quando chega um problema de verdade(chega produto errado, falsificado, quebrado, etc) o cara não pode mais abrir reclamação!

O vendedor oferece Nota Fiscal?


Principalmente se for um produto onde a garantia do fabricante seja importante, como eletrônicos.

Tire todas as dúvidas antes de comprar


Vale a pena tirar todas as dúvidas antes de comprar o produto, por mais que a resposta pareça óbvia. Por exemplo, se você irá comprar uma camiseta laranja tamanho M e pelo anúncio do vendedor tem disponível para compra em estoque. Convém perguntar se realmente tem cor e tamanho desejados, pois o estoque do Mercado Livre não é gerenciado de maneira automática e o vendedor pode não ter tempo de fiscalizar diariamente todos os anúncios(lembro aqui que o vendedor pode ter centenas de anúncios).

Conclusão


Se o comprador oferecer MercadoPago e MercadoEnvios no anúncio, dificilmente você terá problemas com a compra. Claro que existem "casos e casos", já que algumas categorias de produtos não aceitam o MercadoEnvios por exemplo, que segue a mesma regra de envio dos Correios.

A seguir dica do próprio Mercado Livre sobre como escolher o vendedor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário