terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MercadoPago Além do MercadoLivre


MercadoPago é a carteira digital de pagamentos online utilizada nas transações feitas pelo MercadoLivre. Se você tem uma conta no MercadoLivre automaticamente já tem uma conta no MercadoPago com mesmo usuário e senha.
Veremos agora que o MercadoPago vai muito além do MercadoLivre, podendo ser integrado com Lojas Virtuais, Solicitações avulsas de pagamento e ainda fornece opção de venda física com o MercadoPago Point. Vamos dar uma olhada rápida em todas as possibilidades do MercadoPago a seguir.
Como a maioria já sabe, ao se cadastrar no MercadoLivre/MercadoPago você já é um usuário que pode comprar e vender, então todas as informações passadas aqui poderão ser aproveitadas dos dois pontos de vista.

Formas de pagamento com MercadoPago

Cartão de crédito

A análise de risco fica entre o MercadoPago e as operadoras de cartões, que são: Visa, Mastercard, Hipercard, American Express, Diners Club, Elo, além do próprio cartão do MercadoLivre. A compra pode ser feita parcelada e o pagamento é liberado assim que a aprovação ocorra pela operadora.

Boleto

O mesmo é gerado e pode ser pago em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, internet banking ou correspondentes bancários. A compra não pode ser parcelada. A liberação fica aguardando a compensação do boleto e pode levar entre 1 e 2 dias úteis.

Dinheiro em conta

Pode ser que o comprador já tenha dinheiro em conta(por vários motivos, inclusive por vendas que ele já tenha feito e rcebido por MercadoPago) e nesse caso pode querer usar esse dinheiro na compra. A identificação do pagamento é imediata.

*Observação: O pagamento pode ser feito em mais de uma forma disponível.

MercadoPago no MercadoLivre

Ao cadastrar um anúncio no MercadoLivre, o vendedor já conta com o MercadoPago integrado na maior parte das categorias. Um pedido só é liberado para entrega após o pagamento ser aprovado, independente do método escolhido pelo comprador. Então se por exemplo o comprador escolher pagar por boleto bancário, a venda somente irá aparecer para o vendedor após ocorrer a compensação do boleto e essa informação chegar ao MercadoLivre, o que como já vimos acima, pode levar até 2 dias úteis.

Solicitação de dinheiro via Email

Em sua conta no MercadoPago existe a opção de solicitar um pagamento diretamente através do email do comprador. Os campos para preenchimento são: Email, Valor, Motivo(Compra no MercadoLivre ou Outros) e Mensagem.

Ferramentas de recebimento

O vendedor pode gerar um código QR, link ou botão de pagamento e compartilhar por e-mail, redes sociais ou no site.

Assinaturas

Uma assinatura é um pagamento recorrente, ou seja, é autorizada uma vez e no período determinado o valor é cobrado automaticamente no cartão do cliente.
Pelo MercadoPago o vendedor pode configurar uma assinatura com os seguintes campos: Nome da assinatura, Valor da assiantura(que pode ser fixo ou a escolher pelo cliente no momento do pagamento, como por exemplo doações) e a Frequência de pagamento(semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual).

MercadoPago Developers

Já faz um tempo que o MercadoPago abriu seu código. Isso quer dizer que suas APIs podem ser acessadas e integradas a uma aplicação própria do vendedor. Dessa forma o vendedor pode integrar sua loja virtual às ferramentas do MercadoLivre.
Algumas plataformas de loja virtual usam e oferecem essa integração para seus clientes, como a Loja Integrada.

MercadoPago Point

É o mais novo lançamento do MercadoPago e consiste numa máquina de cartões para vendas físicas. Seguem algumas diferenças entre essa máquina e uma máquina de cartões padrão, como a Cielo:

  • Pelo MercadoPago Point não é impresso nenhum comprovante da venda. A opção é enviar comprovante para cliente através do email, que é digitado diretamente na máquina;
  • É necessária conexão bluetooth a um celular com acesso a internet.
São aceitos os cartões de crédito mencionados acima, na parte de Formas de Pagamento.

Segurança

O MercadoPago possui programas de proteção ao vendedor e ao comprador. Os documentos podem ser conferidos nos link a seguir:

Conclusão

O MercadoPago é uma plataforma muito ampla para pagamentos/recebimentos online, e vai muito além do MercadoLivre. Oferecer MercadoPago e efetuar compras pelo mesmo sem dúvida garante maior comodidade e segurança nas transações online. As taxas e tarifas são compatíveis com o mercado atual de plataformas de pagamento. Para comprar as taxas são somente relacionadas a parcelamento usando cartão, já para vender existem taxas de transação e saque, além de possíveis tarifas de vendas por anúncios no MercadoLivre.
Caso queira mais informações sobre o conteúdo do presente artigo ou queira marcar uma consultoria para saber como implementar o MercadoPago em seu negócio, entre em contato pelo email rafael_dmello@hotmail.com ou pelo whatsapp: 15 98819-1611

Nenhum comentário:

Postar um comentário